terça-feira, 7 de outubro de 2008

Uma festa de físicos famosos

Um dia, todos os físicos famosos do mundo decidiram se juntar para uma festinha. Felizmente, Teobaldo, que estava na porta, era um estudante de graduação, e pode observar algumas coisas:
Todos gravitaram ao redor de Newton, mas ele só ficou se movimentando por ali a uma velocidade constante e não mostrou reação.
Einstein achou que aquele era um momento relativamente bom.
Coulomb ficou com uma grande carga da coisa toda.
Cauchy, sendo o único matemático ali, ainda tentava se integrar bem com todo mundo.
Pascal estava sob muita pressão para se divertir.
Ohm passou a maior parte do tempo resistindo às opiniões de
Ampère sobre os eventos correntes.
Volt pensou que a vida social tinha muito potencial.
Heisenberg podia estar ali ou não.
Todo mundo ficou atraído pela personalidade magnética de Tesla.
Bohr comeu demais e ficou com uma dor atômica.
Watt se tornou um potente orador.
Hertz voltou à mesa de buffet várias vezes por minuto.
Faraday tinha uma bela capacidade para comida.
Oppenheimer tomou bomba.
(fonte: newsgroup uol.carreiras.fisica )

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL

Sala de estudos do Cetecma - Açailândia - MA


Analisando a história acerca do saber
Percebemos que a ciência era centralizada
A partir do século XX
Sendo então fragmentada.

Leonardo da Vinci, muitos ramos dominava
Hoje é Física e Química, Matemática, Biologia
Disciplinas isoladas
Que devem ser interligadas

A Internet chegou! Com ela a interação
As barreiras são rompidas
Hipertextos, hiperlinks... Somos redirecionados
A conteúdos diversos numa hiperligação.

Os recursos multimídia e a sua inserção
Favorecem a leitura visual e auditiva.
Favorece a compreensão
Evitando o decoreba, metodologia antiga.

Quanto ao uso da Internet
Na produção textual
Há os vícios de linguagem
Nos chats, as abreviações parece algo normal.

Outra desvantagem são as autocorreções
Dos editores atuais.
A grafia, concordância e a acentuação.
Se for necessário fazer uma produção textual
Usando linguagem culta e não a coloquial
Sem a tecnologia, proposta que desafia
O estudante digital.

Na história da tecnologia da dominação,
O professor sempre trazia o saber,
A forma correta de escrever.
Hoje a situação pode se inverter
Aquele a ser educado, domina os instrumentos
Que simbolizam o poder.
Teremos parceiros na aprendizagem?
O coletivo? Uma nova realidade?



Pastora Silva de Lima




Fonte:



quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Resumo poético
Livros em sala de aula – modos de usar


Roxane Rojo



Livro didático em discussão
Qual o seu perfil
Hoje no Brasil?
Necessidades de ensino,
Possibilidade de aprender
São os critérios na hora de escolher.

Arquivos de textos e de propostas
Livro de “fio a pavio”
Partes do texto a selecionar
Há várias formas de se usar.
Escola, espaço letrado,
Para as letras circular.

Alain Choppin se dedica ao estudo do livro escolar
E distingue quatro tipos para se organizar.
Didáticos ou Manuais,
Paradidáticos, Atlas e dicionários,
Gramáticas e grandes clássicos literários.

Atualmente, além dos livros impressos,
Há revistas e jornais em livre circulação..
Revolução eletrônica, revolução digital,
Vídeo e televisão.
Computadores e Internet
Facilitam a informação.

Como escolher bem os livros
No processo educacional?
Sem entrarmos em conflito com os projetos
Que envolvem o ensino, o profissional?
Depende da forma como vamos encarar
Levar em conta o projeto, em seguida comparar.
Seu projeto ao do autor e depois relacionar.

Duas ordens de critério ficam para reflexão:
As necessidades de ensino do seu grupo de ação.
E as possibilidades de aprendizagem do projeto em questão.
O que devo ensinar? O que é preciso aprender?
Lembrando a meta geral, formação do cidadão,
Ético e consciente, analisando os discursos,
Respeitando as diferenças, um leitor em progressão!