Um dia, todos os físicos famosos do mundo decidiram se juntar para uma festinha. Felizmente, Teobaldo, que estava na porta, era um estudante de graduação, e pode observar algumas coisas:
Todos gravitaram ao redor de Newton, mas ele só ficou se movimentando por ali a uma velocidade constante e não mostrou reação.
Einstein achou que aquele era um momento relativamente bom.
Coulomb ficou com uma grande carga da coisa toda.
Cauchy, sendo o único matemático ali, ainda tentava se integrar bem com todo mundo.
Pascal estava sob muita pressão para se divertir.
Ohm passou a maior parte do tempo resistindo às opiniões de
Ampère sobre os eventos correntes.
Volt pensou que a vida social tinha muito potencial.
Heisenberg podia estar ali ou não.
Todo mundo ficou atraído pela personalidade magnética de Tesla.
Bohr comeu demais e ficou com uma dor atômica.
Watt se tornou um potente orador.
Hertz voltou à mesa de buffet várias vezes por minuto.
Faraday tinha uma bela capacidade para comida.
Oppenheimer tomou bomba.
(fonte: newsgroup uol.carreiras.fisica )
terça-feira, 7 de outubro de 2008
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
ESTUDANTE DIGITAL
Sala de estudos do Cetecma - Açailândia - MA
Analisando a história acerca do saber
Percebemos que a ciência era centralizada
A partir do século XX
Sendo então fragmentada.
Leonardo da Vinci, muitos ramos dominava
Hoje é Física e Química, Matemática, Biologia
Disciplinas isoladas
Que devem ser interligadas
A Internet chegou! Com ela a interação
As barreiras são rompidas
Hipertextos, hiperlinks... Somos redirecionados
A conteúdos diversos numa hiperligação.
Os recursos multimídia e a sua inserção
Favorecem a leitura visual e auditiva.
Favorece a compreensão
Evitando o decoreba, metodologia antiga.
Quanto ao uso da Internet
Na produção textual
Há os vícios de linguagem
Nos chats, as abreviações parece algo normal.
Outra desvantagem são as autocorreções
Dos editores atuais.
A grafia, concordância e a acentuação.
Se for necessário fazer uma produção textual
Usando linguagem culta e não a coloquial
Sem a tecnologia, proposta que desafia
O estudante digital.
Na história da tecnologia da dominação,
O professor sempre trazia o saber,
A forma correta de escrever.
Hoje a situação pode se inverter
Aquele a ser educado, domina os instrumentos
Que simbolizam o poder.
Teremos parceiros na aprendizagem?
O coletivo? Uma nova realidade?
Analisando a história acerca do saber
Percebemos que a ciência era centralizada
A partir do século XX
Sendo então fragmentada.
Leonardo da Vinci, muitos ramos dominava
Hoje é Física e Química, Matemática, Biologia
Disciplinas isoladas
Que devem ser interligadas
A Internet chegou! Com ela a interação
As barreiras são rompidas
Hipertextos, hiperlinks... Somos redirecionados
A conteúdos diversos numa hiperligação.
Os recursos multimídia e a sua inserção
Favorecem a leitura visual e auditiva.
Favorece a compreensão
Evitando o decoreba, metodologia antiga.
Quanto ao uso da Internet
Na produção textual
Há os vícios de linguagem
Nos chats, as abreviações parece algo normal.
Outra desvantagem são as autocorreções
Dos editores atuais.
A grafia, concordância e a acentuação.
Se for necessário fazer uma produção textual
Usando linguagem culta e não a coloquial
Sem a tecnologia, proposta que desafia
O estudante digital.
Na história da tecnologia da dominação,
O professor sempre trazia o saber,
A forma correta de escrever.
Hoje a situação pode se inverter
Aquele a ser educado, domina os instrumentos
Que simbolizam o poder.
Teremos parceiros na aprendizagem?
O coletivo? Uma nova realidade?
Pastora Silva de Lima
Fonte:
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Resumo poético
Livros em sala de aula – modos de usar
Roxane Rojo
Livro didático em discussão
Qual o seu perfil
Hoje no Brasil?
Necessidades de ensino,
Possibilidade de aprender
São os critérios na hora de escolher.
Arquivos de textos e de propostas
Livro de “fio a pavio”
Partes do texto a selecionar
Há várias formas de se usar.
Escola, espaço letrado,
Para as letras circular.
Alain Choppin se dedica ao estudo do livro escolar
E distingue quatro tipos para se organizar.
Didáticos ou Manuais,
Paradidáticos, Atlas e dicionários,
Gramáticas e grandes clássicos literários.
Atualmente, além dos livros impressos,
Há revistas e jornais em livre circulação..
Revolução eletrônica, revolução digital,
Vídeo e televisão.
Computadores e Internet
Facilitam a informação.
Como escolher bem os livros
No processo educacional?
Sem entrarmos em conflito com os projetos
Que envolvem o ensino, o profissional?
Depende da forma como vamos encarar
Levar em conta o projeto, em seguida comparar.
Seu projeto ao do autor e depois relacionar.
Duas ordens de critério ficam para reflexão:
As necessidades de ensino do seu grupo de ação.
E as possibilidades de aprendizagem do projeto em questão.
O que devo ensinar? O que é preciso aprender?
Lembrando a meta geral, formação do cidadão,
Ético e consciente, analisando os discursos,
Respeitando as diferenças, um leitor em progressão!
Livros em sala de aula – modos de usar
Roxane Rojo
Livro didático em discussão
Qual o seu perfil
Hoje no Brasil?
Necessidades de ensino,
Possibilidade de aprender
São os critérios na hora de escolher.
Arquivos de textos e de propostas
Livro de “fio a pavio”
Partes do texto a selecionar
Há várias formas de se usar.
Escola, espaço letrado,
Para as letras circular.
Alain Choppin se dedica ao estudo do livro escolar
E distingue quatro tipos para se organizar.
Didáticos ou Manuais,
Paradidáticos, Atlas e dicionários,
Gramáticas e grandes clássicos literários.
Atualmente, além dos livros impressos,
Há revistas e jornais em livre circulação..
Revolução eletrônica, revolução digital,
Vídeo e televisão.
Computadores e Internet
Facilitam a informação.
Como escolher bem os livros
No processo educacional?
Sem entrarmos em conflito com os projetos
Que envolvem o ensino, o profissional?
Depende da forma como vamos encarar
Levar em conta o projeto, em seguida comparar.
Seu projeto ao do autor e depois relacionar.
Duas ordens de critério ficam para reflexão:
As necessidades de ensino do seu grupo de ação.
E as possibilidades de aprendizagem do projeto em questão.
O que devo ensinar? O que é preciso aprender?
Lembrando a meta geral, formação do cidadão,
Ético e consciente, analisando os discursos,
Respeitando as diferenças, um leitor em progressão!
Assinar:
Postagens (Atom)